Ucrânia tem “reservas” para repelir possível ofensiva russa este mês
No entanto, em conferência de imprensa, o ainda ministro da Defesa da Ucrânia, Oleksii Reznikov, revelou que as tropas de Kyiv têm reservas para conter as forças de Moscovo, embora nem todos os equipamentos militares – anunciados mais recentemente pelo Ocidente – cheguem a tempo deste momento.
Reznikov considerou que este novo ataque seria lançado por razões simbólicas, mas acredita que a Rússia não está pronta para esta ofensiva no que diz respeito à questão militar.
De recordar que foi hoje anunciado que o chefe dos serviços secretos militares ucranianos, Kyrylo Budanov, vai substituir Oleksiï Reznikov como ministro da Defesa, não se sabendo a data prevista da remodelação ministerial.
A substituição deverá ocorrer antes desta esperada ofensiva russa e segue-se a escândalos de corrupção envolvendo o gabinete do ministro da Defesa.
A ofensiva militar lançada a 24 de fevereiro de 2022 pela Rússia na Ucrânia causou até agora a fuga de mais de 14 milhões de pessoas — 6,5 milhões de deslocados internos e mais de oito milhões para países europeus -, de acordo com os mais recentes dados da ONU, que classifica esta crise de refugiados como a pior na Europa desde a Segunda Guerra Mundial (1939-1945).
Neste momento, 17,7 milhões de ucranianos precisam de ajuda humanitária e 9,3 milhões necessitam de ajuda alimentar e alojamento.
A invasão russa — justificada pelo Presidente russo, Vladimir Putin, com a necessidade de “desnazificar” e desmilitarizar a Ucrânia para segurança da Rússia – foi condenada pela generalidade da comunidade internacional, que tem respondido com envio de armamento para a Ucrânia e imposição à Rússia de sanções políticas e económicas.
Related News
Barrick Gold suspends operations in Mali after government seizes gold stocks
Barrick Gold Corporation has halted its operations in Mali after the government seized gold stocksRead more
Russian missile, drone attacks on energy grid leave thousands of Ukrainians in dark
Russia launched a barrage of missiles and drones at Ukraine on Wednesday, targeting gas infrastructureRead more